Alberto Campos.jpg

FÁCIL ACESSO

Mil e uma maneiras de estar. De chegar e sair. E (oba!) voltar.


Ipanema é muitas. Parte da pluralidade do bairro advém da concentração de centenas de atrativos, dos mais variados gêneros e segmentos, e, por sua localização geográfica, ser um elo natural no dispositivo de locomoção da cidade. Principal opção para quem vem da Barra da Tijuca, Recreio e Zona Oeste em direção à Copacabana - e vice-versa -, e certamente forte alternativa para quem se dirige a Botafogo, Laranjeiras, Flamengo e Centro do Rio, via Aterro, boa parte do Rio passa por Ipanema em sua locomoção diária.


O bairro tem 4 grandes vias - Visconde de Pirajá (sentido Copacabana),  Prudente de Moraes (sentido Leblon),  Vieira Souto (nos dois sentidos) e Epitácio Pessoa (sentido Gávea/Leblon e sentido Botafogo/Humaitá) - por onde passam milhares de veiculos diariamente, entre ônibus, táxis e carros particulares. Visconde de Pirajá e Prudente de Moraes concentram 75% das linhas de ônibus, levando a praticamente todos os pontos da cidade; Vieira Souto (pela praia) e Epitácio Pessoa (pela Lagoa) têm um trânsito majoritariamente composto pelos carros de passeio, mas absorvendo um quarto do fluxo total de coletivos do bairro.


Há fartura de linhas para todos os pontos da Zona Sul. Quem tem destino ao Centro ou a bairros mais afastados tem à sua disposição duas estações de metrô: Praça General Osório e Praça Nossa Senhora da Paz. E, se estas opções não forem suficientes para os dias de pressa e rush, há ainda um heliponto na Lagoa. Mas não se engane: por mais que o bairro seja bem servido de meios de transporte, em Ipanema nada substitui os dois mais naturais e agradáveis meios de locomoção: caminhar e pedalar. É assim que os moradores de Ipanema costumam ir de um ponto ao outro. Isso, sem contar a galera jovem e descolada que só se locomove de skate...