A solidez das estruturas em pilotis que marcaram os anos 50 e 60
Se o apartamento é cômodo e confortável, sua entrada traz o fundamental reforço da segurança. E não só: também da percepção de segurança. Vale atentar aos detalhes que caracterizam o prédio e sua "morabilidade". O 10B, uma sólida construção alicerçada em pilotis, tem uma entrada exclusiva. Fica situado no fim da rua, protegido por um alto portão. Ninguém passa pelo prédio, que é o destino final da rua. Não há transeuntes ou curiosos; nem mesmo vizinhos dos outros prédios vão até sua portaria. O nome disso? Segurança e privacidade. E melhor que esta situação se estende ao interior do prédio: cada andar do condomínio tem apenas 8 apartamentos. Dois deles são voltados para a Rua Alberto de Campos, quatro voltados para o monumental rochedo e dois voltados para o Morro do Cantagalo, como é o 1.306.
O Cantagalo (morro visualmente vizinho ao prédio, mas sem passagem; a entrada e saída do morro se dá no cruzamentro entre Barão da Torre e Teixeira de Melo, a 650m do 10B), como já me referi acima, é uma atração à parte. Se antes já era considerado reduto do samba e da Velha Guarda da Zona Sul, depois da inauguração do Mirante do Complexo Rubem Braga o Cantagalo se tornou uma das maiores atrações turísticas de Ipanema, com uma vista exuberante. Sua torre principal, com 64 metros de altura, tem dois elevadores, transportando 60 pessoas em uma viagem incrivelmente rápida: em 15 segundos você está nas plataformas suspensas que lhe permitem uma visão panorâmica de 360 graus, compreendendo Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, Lagoa e Jardim Botânico. Além do próprio 10B, ao fundo, toda a orla marítima e o mosaico de prédios e praças que integam a malha urbana de Ipanema estão aos seus pés.
Mas vamos voltar ao 10B. A estrutura do prédio surpreende: além da garagem no mezzanino e suas duas garagens externas privativas, o prédio tem salão de festas, bicicletário e seis elevadores. Com visão privilegiada na portaria principal, o quadro de funcionários controla da mesa computadorizada todas as entradas do prédio e todas as áreas internas de circulação. A portaria tem diversos ambientes e, modernizada na sua última reforma, funde as influências dos anos 70 e 80, com sofás confortáveis, paredes azulejadas e iluminação indireta.
Quem conhece os prédios construídos nas últimas duas décadas vai perceber a diferença.